19/04/2012 - Posse de João Otávio na Alita

João Otávio, a esposa Zina e os netos


O médico urologista e legista, ex-vereador e articulista, João Otávio de Macedo, tomou posse como membro da Academia de Letras de Itabuna (Alita), durante solenidade que comemorou um ano de fundação da entidade, realizada no auditório da FTC. A cerimônia aconteceu no Dia do Índio e, por isso, contou também com uma palestra do professor doutor José Carlos Ferreira, da UESC.

Após a mensagem do presidente da Alita, Marcos Bandeira, o acadêmico Carlos Eduardo Passos fez um pronunciamento pelo aniversário da entidade, considerando-a um marco para a cultura grapiúna. A escritora Eliane Sabóia representou a Academia de Letras de Ilhéus. E a acadêmica Sônia Maron saudou o ingresso do amigo Otávio.  

Bastante prestigiado, João Otávio falou da vida de dedicação a Itabuna, do momento histórico em que ‘bisbilhotou’ a visita de Sartre e Simone de Beauvoir acompanhados de Jorge Amado à cidade, e da importância que teve o jornalista Cristovão Crispim de Carvalho na sua incursão pelas letras e a presença da esposa e também médica Zina há 49 anos em sua vida. Ainda hoje, Tavinho – como é carinhosamente chamado por familiares e amigos – é colaborador do Diário Bahia e do Agora.

Fonte:  http://www.jornalbahiaonline.com.br/noticia/18159/chat_da_noticia,_por_valerio_de_magalhaes_01.05.2012


Professor Dr. Carlos José Ferreira, ilustre palestrante da noite.
PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO da ALITA