Poema de Jorge Amado Musicado por Dori Caymmi




CANTAR DE AMIGO DE GABRIELA
Jorge Amado


Oh! Que fizeste, Sultão,
de minha alegre menina?

Palácio real lhe dei
um trono de pedrarias
sapato bordado a ouro
esmeraldas e rubis
ametistas para os dedos
vestidos de diamantes
escravas para servi-la
um lugar no meu dossel
e a chamarei de Rainha.

Oh! Que fizeste, Sultão,
de minha alegre menina?

Só desejava uma campina
colher as flores do mato.
Só desejava um espelho
de vidro, pra se mirar.
Só desejava do sol
calor, para bem viver.
Só desejava o luar
de prata, pra repousar.
Só desejava o amor
dos homens, pra bem amar.

Oh! Que fizeste, Sultão,
de minha alegre menina?

No baile real levei
A tua alegre menina
vestida de realeza
com princesas conversou
com doutores praticou
dançou a dança estrangeira
bebeu o vinho mais caro
mordeu uma fruta da Europa
entrou nos braços do Rei
Rainha mais verdadeira.

Oh! Que fizeste, Sultão,
de minha alegre menina?

Manda-a de volta ao fogão
a seu quintal de goiabas
a seu dançar marinheiro
a seu vestido de chita
a suas verdes chinelas
a seu inocente pensar
a seu riso verdadeiro
a sua infância perdida
a seus suspiros no leito
a sua ânsia de amar.
Por que a queres mudar?

 
                                                     http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/bahia/jorge_amado.html