Academia de Letras de Itabuna comemora seu primeiro aniversário de fundação


A academia de Letras de Itabuna – ALITA - , fundada no dia 19 de abril de 2011 – dia do índio – realizará evento comemorativo de seu primeiro ano de fundação no próximo dia 19 de abril às 19hs, no auditório da FTC Itabuna, quando será ministrada uma palestra pelo índio Doutor  Carlos José Ferreira. Também será empossado o novo membro da Academia de Letras de Itabuna, o médico João Otávio de Oliveira Macedo, que ocupará a cadeia nº 30 , cujo patrono é Hélio Nunes.

A ALITA  é a primeira do gênero a ser instalada em Itabuna, sendo composta por 40 membros efetivos,alguns membros contribuintes e 40 patronos. Estes últimos são intelectuais que deixaram suas marcas neste planeta nas artes, literatura e ciências humanas. O patrono da academia de Letras de Itabuna é o escritor Itajuipense Adonias Filho. A Academia de Letras de Itabuna foi instalada no dia 05 de novembro de 2012, data do natalício de Ruy Barbosa, no auditório da FTC, com grande concorrência de pessoas da comunidade regional.  A sua sede provisória está situada na Rua Ruffo Galvão, Ed. Dilson Cordier, 2º andar, centro, Itabuna.
 
No próximo dia 04 de maio do corrente ano, a Academia de Letras de Itabuna lançará no auditório da FTC, a partir das 19hs, o livro intitulado “ Histórias Dispersas de Adonias Filho”, cuja organização, prefácio e notas é de autoria do acadêmico Cyro de Matos. A obra apresenta cinco histórias em que o escritor Adonias Filho transmite a sua paixão por uma humanidade,  feita de verdades fundamentais, através da visão dramática, lírica e amorosa, que palpita em seus personagens de “Brabo e sua Índia”, “ Amor no Catete”, “ O nosso Bispo”, “ Lição” e “ A Volta”.

O presidente da Academia de Letras de Itabuna, Marcos Bandeira afirmou que já existe uma pré-programação para o centenário de Jorge Amado, quando deverão ser exibidos documentários sobre o escritor Jorge Amado e sua vasta obra . Haverá também  um ciclo de palestras que serão ministradas pelos acadêmicos  da própria ALITA: Cyro de Mattos , Antonio Lopes, Tica Simões, Ruy do Carmo Póvoas e Margarida Fahel. Cada um dos acadêmicos deverá discorrer sobre algum aspecto da vida e obra do escritor grapiúna, que nasceu na Fazenda Auricídia, em Ferradas no dia 10 de agosto de 1912. A entrada no evento é franca.

Fonte:
http://saber-literario.blogspot.com.br/
29/03/2012