Instalação

Academia de Letras de Itabuna dará posse a seus Membros

No próximo dia 05 de novembro de 2011 às 19h30min, no auditório da FTC, Itabuna, será realizada a solenidade de posse dos acadêmicos da Academia de Letras de Itabuna - ALITA - que nasceu no dia 19 de abril de 2011, nas dependências da Fundação Cultural de Itabuna. Seu patrono é Adonias Filho e seu presidente é Marcos Bandeira, Juiz de Direito, escritor, cronista e professor da UESC.

Na solenidade de posse o Presidente da Academia de Letras da Bahia, Aramis Ribeiro Costa dará posse ao acadêmico Marcos Bandeira, como presidente da ALITA, e Bandeira por sua vez, dará posse aos demais membros efetivos e a diretoria da Academia. Aramis Ribeiro discursará em nome da Academia de Letras da Bahia saudando a nova ALITA. Em seguida, Marcos Bandeira falará pontuando o propósito da ALITA e sua importância para a cultura regional. Depois, o acadêmico Ruy Póvoas fará uma homenagem ao patrono da Academia Adonias Filho, e , finalmente, o acadêmico e escritor Cyro de Matos falará em nome de todos os acadêmicos.

A abertura do evento dar-se-á com o canto do Hino Nacional e o Hino da Cidade de Itabuna.

Itabuna acaba de comemorar seu primeiro centenário de emancipação política. Partimos de um simples burgo de penetração à beira do rio Cachoeira e chegamos a construir uma universidade. Saímos de uma simples vila e alcançamos o foro de cidade polarizadora da Região Sul da Bahia. A produção literária de alguns de nossos prosadores e poetas circula no mundo, traduzida em vários idiomas. Nos mais diversos campos da Arte, temos artistas laureados de maneira expressiva, vários deles no Brasil e exterior. Isso tudo nos diz do dinamismo de um povo, dos intentos de uma sociedade que se volta para a sensibilidade. Sentir faz parte da natureza do grapiúna.

Em vista disso, um grupo formado por homens e mulheres preocupados com os destinos de Itabuna resolveu constituir uma academia de letras. O objetivo maior é que a referida instituição seja voltada para o fazer e para o viver artístico das Letras produzidas na Região Sul da Bahia, bem como venha agregar pessoas dedicadas à construção do conhecimento nas áreas das Ciências Humanas e que tenham uma produção de livros, artigos e ensaios, com reconhecimento inquestionável.

Resolvemos designá-la como ACADEMIA DE LETRAS DE ITABUNA – ALITA, dado que assim já emerge fortalecida pelo envolvimento de seus fundadores e fundadoras com Itabuna, por sua produção e pela constante dedicação que, em maior número, essas pessoas sempre tiveram para com as Letras. A Academia assim pensada se pretende soberana, livre e autônoma. Seu compromisso maior é com a pessoa humana, com o progresso das Letras na Região Sul da Bahia.

Foram criadas 40 Cadeiras e cada uma delas tem como patrono um vulto que, antes de morrer, deixou em suas pegadas a demonstração do bem querer pelo Sul da Bahia, nosso Estado e o Brasil, como resultado da expressão do talento na sua produção escrita. Dessas cadeiras, 15 já foram ocupadas e as demais estão em vias de ocupação. Também foi eleita a sua primeira Diretoria que tem à frente o Dr. Marcos Antônio Santos Bandeira e a Dra. Sônia Carvalho de Almeida Maron, Presidente e Vice-presidente, respectivamente.

A Academia de Letras de Itabuna – ALITA tem como patrono o consagrado escritor  Adonias Filho. Por fim, enfatizamos que a nova Academia é patrimônio do itabunense, do grapiúna, da comunidade do Sul da Bahia. Por isso mesmo, contamos com o apoio desta sociedade, razão maior de ela ter sido criada.

Marcos Bandeira